Reciclagem e Redução de Resíduos
A Starbucks está empenhada em reduzir significativamente os resíduos gerados pelas suas lojas, especialmente no que diz respeito à reciclagem.

Temos consciência de que este aspeto é importante para os nossos clientes, para nós e para o nosso planeta. Na verdade, recebemos mais comentários dos clientes sobre reciclagem, do que sobre qualquer outra questão ambiental, especialmente quando se trata dos nossos copos.
O Nosso Objetivo
Até 2015, pretendemos que a reciclagem esteja implementada em todas as nossas lojas, com controlo de recolha de resíduos , e que 25% das nossas bebidas sejam servidas em copos reutilizáveis.
O feito que temos
Apesar dos vários desafios, temo-nos dedicado à reciclagem e redução de resíduos em várias frentes.
A Reciclagem nas LojasEm muitas das nossas lojas, reciclamos, pelo menos, um tipo de resíduo sempre que a reciclagem comercial esteja disponível – mas verifica-se frequentemente para lá do balcão, não sendo visível para os clientes. A reciclagem depende da disponibilidade dos serviços de reciclagem comercial na área de localização das nossas lojas. Infelizmente, algumas das nossas comunidades locais que oferecem serviços de reciclagem residencial abragentes, poderão disponibilizar serviços de reciclagem comercial mínimos ou mesmo nem disponibilizar esses serviços. No entanto, continua a ser necessário concentrarmo-nos no que podemos fazer e de que forma podemos colaborar com as outras partes, para tornar a reciclagem mais simples para nós e para os nossos clientes.
Copos Reutilizáveis
Copos Mais Ecológicos
Ao longo dos anos a Starbucks levou a cabo várias iniciativas para reduzir o impacto ambiental dos copos descartáveis.
- Em 1997, desenvolvemos a manga reciclável, como forma de proteger os clientes ao consumirem bebidas quentes e evitar o desperdício “do recurso a copos duplos.”
- Em 2006, apresentámos o primeiro copo de papel para bebidas quentes da indústria com 10% de fibra reciclada pós-consumo.
- Em 2008, lançámos um novo copo de plástico com menor impacto ambiental do que os nossos copos de plástico originais.
- Em 2009, acolhemos a Cup Summit, em Seattle, reunindo todas as vertentes da cadeia de valor de copos em papel ou em plástico para chegar a acordo quanto aos critérios de obtenção de uma solução abrangente para embalagens recicláveis.
Estamos empenhados em fazer mais e continuar a procurar novas formas de reduzir a pegada ambiental dos nossos copos descartáveis e de outras embalagens.
CompostagemEm 1995 apresentámos a iniciativa “Grounds for your garden” (Bôrras de café para o seu jardim), que oferece gratuitamente aos clientes sacos de 2,27 quilos de borras de café usadas, para enriquecer o solo dos jardins. Além disso, quando a compostagem industrial está disponível, muitas lojas poderão afastar também outros resíduos de alimentos e borras de café dos aterros.
Lobbying na Administração Local
Em 2010, participámos na Conferência dos Autarcas dos Estados Unidos para encontrar apoio para o aumento ou melhoramento das oportunidades de reciclagem comercial no país. Estávamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com os principais Autarcas na resolução do desafio da reciclagem a nível local.