Cultivo e Compra Ética e Responsável do Cacau
O cacau está presente em algumas das nossas bebidas de café mais populares, como por exemplo, Caffé Mocca e Frappuccino Mocca.

Tal como o café, a nossa abordagem na compra do Cacau, foi feita para o longo prazo garantindo a qualidade, de forma ética e responsável e contribuindo positivamente para o ambiente e para as comunidades produtoras de Cacau. Para tal, em 2007, iniciámos um programa piloto com dois anos de duração com base num conjunto de diretrizes para a compra responsável, designado por Boas Práticas para com o Cacau e elaborado em conformidade com as nossas diretrizes relativas à compra ética e responsável do café.
O que temos feito
O programa de Boas Práticas para com o Cacau foi concebido para controlar a cadeia de abastecimento dos grãos de cacau, que termina ao o adicionarmos numa das nossas bebidas, assim como para formar e informar os produtores e compradores acerca de práticas sustentáveis a aplicar no seu negócio. Em conformidade com o programa de Boas Práticas C.A.F.E. (Coffee And Farmer Equity practices), as inspeções são realizadas por técnicos de controlo independentes, cuja formação e auditoria é realizada pela S.C.S. (Scientific Certification Systems).
No fim do ano fiscal de 2009, concluímos o programa piloto com resultados muito promissores. O programa tem impacto em cerca de 12 000 produtores, distribuídos por 24 cooperativas. Estamos a procurar melhorar a respetiva competitividade aproximando-os do consumidor de modo a reduzir os custos de transação e a melhorar a transparência.
No Que Estamos a Trabalhar
A Starbucks continua a colaborar com a World Cocoa Foundation (da qual a Starbucks é membro), com a Fundação Gates e com potenciais fornecedores, para melhorar os meios de subsistência dos agricultores e ajudar à sustentabilidade na origem.
Estamos empenhados em melhorar Diretrizes de Boas Práticas para com o Cacau e em aumentar a compra de cacau de cultivo responsável. Em concreto, pretendemos:
- Atualizar os critérios de Boas Práticas para com o Cacau com base no parecer dos técnicos de controlo, fornecedores e auditor do programa.
- Apoiar as comunidades produtoras de cacau através do projeto ECHOES Alliance contribuindo com o valor de 200.000 dólares durante um período de três anos.
- Colaborar com a World Cocoa Foundation e com a Fundação de Bill e Melinda Gates para apoiar o Cocoa Livelihoods Program na região da África Ocidental.