Starbucks Bica

Sabia que a Starbucks só compra café 100% Arábica?

As duas espécies de café mais comercializadas de café são a Robusta e a Arábica. 

Os grãos de café Arábica desenvolvem-se em cafeeiros a grandes altitudes, entre os 900 e os 1800 metros. Nestas elevadas altitudes, o micro-clima especial favorece o desenvolvimento dos grãos com uma combinação ideal de temperatura, sol e chuva. E as noites frias atrasam a maturação das bagas de café, permitindo que os sabores se desenvolvam de forma mais completa. 

Os grãos de Robusta crescem geralmente em baixas altitudes. Crescem mais e mais rapidamente do que os grãos de Arábica, apesar de serem menos densos. E as árvores são de cultivo mais fácil e de maior resistência à doença. Quase metade das plantações mundiais de café cultiva a variedade robusta, por ser mais acessível. Mas o sabor do café é geralmente inferior. 

A altitude a que cada café é cultivado tem impacto na sua qualidade. Em altitudes elevadas, as temperaturas quentes durante o dia e as temperaturas mais frias à noite, atrasam o crescimento da cereja das bagas de café. Mais tempo na árvore, significa mais tempo para os grãos desenvolverem um perfil de sabor mais complexo. Um grão mais duro e mais pequeno, rico em sabores complexos. 

Existem muitos países produtores de café, mas a Starbucks apenas compra café a cerca de metade desses países. Os nossos compradores de café viajam por toda a Cintura de Café, para descobrir e comprar os melhores grãos verdes de café, que cada região tem para oferecer. Os cafés Arábica de elevada qualidade são cuidadosamente seleccionados, tendo em conta, as características que definem o seu sabor e que são características das suas origens. 

América Latina, África/ Arábia e Ásia/Pacífico são as três principais regiões de cultivo de café, cada qual com paisagens, climas e sabores distintos. 

Sabia que a Starbucks apenas serve café 100% Comércio Justo (Fairtrade) nas suas lojas na Europa? 

A qualidade de uma chávena de café começa no solo. A Starbucks é única por trabalhar directamente desde a plantação até à chávena, desenvolvendo relações a longo prazo com produtores e com as suas comunidades, para assegurar a qualidade. 

Desde a abertura da nossa primeira loja em 1971, dedicámo-nos a conquistar a confiança e respeito dos produtores com quem temos negócios, bem como a dos nossos clientes, baristas e vizinhos, sendo responsáveis e agindo de forma positiva para o planeta e para todas as partes envolvidas. 

Sendo o maior comprador especializado de café no mundo, a Starbucks acredita que é da sua responsabilidade usar toda a sua dimensão de forma positiva. O Starbucks™ Shared Planet™ é o nosso compromisso para a realização de negócios de forma positiva para as pessoas e para o planeta. A Shared Planet ™ é um conjunto de iniciativas estratégicas, que consistem em comprar e servir um café da melhor qualidade, produzido e comercializado de forma ética, sustentável e responsável. 

Fazêmo-lo para reduzir a nossa pegada ambiental, para ajudar a combater as alterações climáticas e para contribuir positivamente para a qualidade de vida dos nossos vizinhos e das comunidades que integramos. Graças aos clientes que compram o nosso café, juntos fomos capazes de assumir estes compromissos a nível global. 

A Starbucks e a Fairtrade partilham um compromisso para com os produtores de pequena escala. Fairtrade (Comércio Justo) é uma certificação internacional que garante o pagamento do preço justo dos cafés aos produtores, tendo por base o que é pago no comércio internacional. A Fairtrade garante assim, um salário digno aos pequenos produtores de café e uma melhoria das suas condições laborais e de vida. 

A Starbucks é o maior comprador de café Fairtrade do mundo.