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Acontece milhões de vezes, todas as semanas, na Starbucks®: um barista servir uma bebida a um cliente. No entanto, cada relacionamento com um cliente é único.


Apenas por um breve instante, uma mão atravessa a distância do bar para entregar um copo ou uma caneca a outra mão estendida.

Contudo, neste breve instante, estabelece-se um relacionamento.

Garantimos que tudo o que fazemos respeita este relacionamento. Desde o nosso compromisso com o café da melhor qualidade do mundo, até ao nosso comportamento com os nossos clientes e as comunidades onde estamos inseridos.

Desde o início da nossa atividade, há quase sessenta anos, quando tínhamos apenas uma loja, sempre tentámos melhorar os lugares para onde fomos e os sítios onde nos inserimos.

 

A nossa história

Todos os dias, vamos trabalhar com dois objetivos: servir café de qualidade aos nossos clientes e ajudar a tornar os dias dos nossos clientes ainda melhores. Isso acontece desde que a primeira Starbucks® abriu em 1971 e continua a ser realidade nos nossos dias.


Em 1971, a empresa limitava-se a uma única loja em Seattle, no histórico Pike Place Market. Naquela pequena loja, a Starbucks® serviu alguns dos melhores cafés do mundo, recém-torrados, a partir de grãos inteiros. O nome Starbucks®, tirado do romance Moby Dick, evoca a lenda em alto mar e a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café.

Em 1981, Howard Schultz (antigo Presidente e CEO da Starbucks®) entrou pela primeira vez numa loja Starbucks® e, após a sua primeira chávena de "Sumatra", sentiu-se imediatamente apaixonado pela Starbucks®, acabando por se juntar à empresa um ano mais tarde.

Em 1983, viajou até Itália. Howard Schultz ficou fascinado pelos cafés italianos e pelo romantismo da experiência proporcionada pelos mesmos. Teve, nessa altura, a ideia de levar para os Estados Unidos a tradição dos cafés italianos, lugares de relacionamentos e partilha, um terceiro lugar entre a casa e o trabalho. Howard Schultz deixou, por um curto período de tempo, a Starbucks®, para se dedicar às suas próprias coffeehouses, Il Giornale, tendo regressado em agosto de 1987, altura em que, com o apoio de alguns investidores locais, comprou a Starbucks®.

Desde o início, a Starbucks® soube diferenciar-se. Não só celebrava o café tradicional e o acto de beber café, como a fantástica sensação de pertença, de acolhimento.

A nossa missão: inspirar e alimentar o espírito humano: uma pessoa, uma chávena e uma comunidade de cada vez.

Atualmente, com mais de 15.000 cafés em 50 países, a Starbucks® tornou-se o principal torrefator e retalhista mundial de cafés selecionados. Esforçamo-nos por fazer de cada chávena um reflexo da nossa herança e uma experiência única.